Vicentinho é primeiro líder negro da bancada do PT na Câmara Federal

Deputados federais do PT: Vargas, Guimarães, Vicentinho e Benedita

O ex-presidente do Sindicato e da CUT Nacional, deputado Vi­centinho (SP), foi ofi­cializado pela bancada do PT como o novo líder do partido na Câ­mara Federal, em subs­tituição ao deputado Jo­sé Guimarães (CE).

Em seu discurso, o Vicentinho, lembrou que é o primeiro ne­gro a liderar a bancada do partido na casa e o terceiro metalúrgico a ocupar o posto. An­tes dele, apenas Lula e Djalma Bom, ambos ex-dirigentes do sindi­cato, tinham assumido a liderança do partido.

“Existimos para representar o interes­se dos trabalhadores. Nunca poderemos abrir mão desta perspectiva”, observou Vicentinho.

Ele também de­fendeu a unidade da bancada neste ano em que os embates serão acirrados pela disputa eleitoral. “O lado de lá vem com ferocidade. Por isso devemos man­ter nossa unidade e os interesses do conjunto da bancada e não os individuais”, destacou.

Críticas

Vicentinho afir­mou ainda que a maior parte das críticas ao PT são de setores que nunca aceitaram a as­censão dos trabalha­dores ao poder.

“Sabemos dos nossos compromissos e da nossa caminhada. Mas existe uma eli­te que nunca engoliu a eleição do operário Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff, pri­meira mulher a presidir o País”, finalizou.

Da Redação