Vida sindical: Concluído outro ciclo de formação
O Sindicato finalizou mais uma etapa em sua política de formação de novos dirigentes. Cerimônia de formatura hoje, às 18h, na Sede do Sindicato, em São Bernardo, entrega certificados a 162 companheiros que concluiram cinco cursos que frequentam há um ano e meio.
O Sindicato tem um programa que compreende cinco cursos: Sindicato na Fábrica, Sindicato e Sociedade, Negociação Coletiva, Políticas Públicas e Formação de Formadores. Cada um tem em média 600 horas de duração, entre atividades em salas de aulas nos finais de semana, círculos de estudos e oficinas de preparação.
É puxado, mas os resultados são muito positivos”, comemora Francisco Duarte de Lima, o Alemão, diretor do Sindicato responsável pela área. Ele lembra que melhorar e ampliar a formação sindical foi uma demanda apresentada e aprovada no 3º Congresso da categoria e reafirmado no 4º Congresso.
A partir daí montamos uma estrutura na qual os nossos cursos conseguem dar conta de dois importantes aspectos de nossa realidade. Uma é mostrar aos alunos como acontece a reestruturação produtiva e como eles podem intervir nela. A outra, como é possível o dirigente ampliar seu papel além da fábrica, e atuar em espaços nos quais o Sindicato está presente”, lista Alemão. No programa de formação há também o curso de Ergonomia, sob responsabilidade do Departamento de Saúde, Segurança e Condições de Trabalho.
“Os cursos proporcionam aos dirigentes melhores condições para atuar no chão da fábrica, acrescentam elementos à sua formação como cidadãos e eles passam a ter uma visão mais crítica do mundo”, constata Alex Sgreccia, assessor de Formação do Sindicato.
Para o funcionamento dos cursos, o Departamento de Formação elaborou 88 cadernos ou apostilas, além de textos variados, vídeos, roteiros, relatórios e painéis que trazem os conteúdos de todas as aulas. “Nosso trabalho não deixa muito a desejar de um curso de especialização de terceiro grau”, elogia Alemão.