Violência contra a mulher

Temos um plano nacional de prevenção

Desde ontem temos a definição de políticas públicas do governo federal para prevenir e combater a violência contra a mulher.

A meta é enfrentar uma triste situação, em que a cada 15 segundos é praticado um ato de violência contra a mulher no Brasil.

“A essência do plano está numa rede de cidadania que comporta ações de educação, prevenção e combate à violência”, disse a ministra Emília Fernandes (foto), secretária Especial de Políticas para as Mulheres.

Na prática, significa ampliação e fortalecimento das delegacias da mulher, dos serviços da casa-abrigo e dos centros de referências, locais onde a mulher tem atendimento de saúde, jurídico e psicológico. Num primeiro momento, o plano terá recursos de R$ 7 milhões.

Emília Fernandes defendeu um aperfeiçoamento das leis contra a violência a mulher, com legislação específica de combate à agressão doméstica. “Essa crueldade tem que ser eliminada “, disse a ministra.

Também ontem foi empossado o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, que vai fazer o controle das políticas públicas voltadas para a mulher.