Violência contra trabalhador: Segurança na VW humilha metalúrgico em Taubaté
Por vestir uma camisa da campanha salarial, um metalúrgico foi repreendido na última sexta-feira pelo supervisor da segurança da VW de Taubaté, que o mandou tirar, pois ele não poderia usar nada da CUT.
Ao ser ameaçado, o trabalhador tirou a camisa e a entregou ao supervisor que, não satisfeito, a rasgou na frente de vários trabalhadores e a jogou na lata do lixo.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Isaac do Carmo, o ato afronta os princípios constitucionais do cidadão. “Isso, que um preposto da empresa fez, mostra o tipo de relação que a Volks quer construir com os trabalhadores”, afirma.
Policiais soltos no Rio Grande do Sul
Os seis policiais militares acusados de envolvimento na morte do sindicalista Jair Antônio da Costa foram libertados por decisão judicial. Jair morreu no dia 30 de setembro, durante protesto de sapateiros de Igrejinha, depois de ter sido algemado e estrangulado com um cassetete.
Os policiais estavam presos desde 18 de outubro, denunciados pelo Ministério Público por homicídio qualificado e emprego de tortura.