Vitória contra o câncer

A descoberta e o desenvolvimento no Brasil de uma vacina contra o vírus HPV – também chamado de Papiloma Vírus -, é uma vitória na luta contra o câncer de colo de útero, que acomete milhares de mulheres.

O que é o HPV?

O Papiloma Vírus é um microorganismo com alto poder de disseminação através do contato sexual.

Ele causa uma lesão chamada condiloma e que apresenta formas variadas de lesões, indo desde pequenas verrugas na vagina e no pênis até a lesões planas de difícil percepção.

Apesar dele causar dor, desconforto e corrimento nas mulheres, muitas vezes esses sintomas passam desapercebidos e só são descobertos em exame ginecológico.

O diagnóstico é feito pelos exames de peniscopia (homem) e colposcopia (mulher) e o tratamento por meio de cauterizações com medicamentos resolve a maioria dos casos.

Câncer é consequência

O problema se complica porque em cada dez casos de HPV em mulheres cerca de três podem evoluir para câncer de colo de útero. Se não tratado pode levar à morte.

Hoje se sabe que um grande percentual dos casos de câncer de colo de útero tem como causa o HPV.

A vacina salva

Desenvolvida no Brasil, a vacina contra o vírus HPV já está testada e disponível para mulheres entre 9 anos e 25 anos de idade, em três doses, com garantia de imunização de quase 100%. Segundo os pesquisadores, novos estudos deverão aumentar em breve a disponibilidade para mulheres acima de 25 anos.

O custo dessa vacina tanto para o SUS como para os pacientes deverá cair de acordo com o aumento da produção.

Prevenção é importante

– Não deixe nunca de usar camisinha. Ela é a garantia mais fácil e mais barata para sua saúde.

– Consulte um ginecologista (mulheres) ou um urologista (homens) ao menor indício de lesão ou verruga nos órgãos sexuais ou corrimento vaginal.

– As mulheres não devem deixar de fazer seus exames preventivos anuais.

– Informe-se com um médico para mais esclarecimentos.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente