Vitória! Trabalhadores na Brasmetal conquistam acordo de PLR por dois anos

Também foram renovados sábados alternados e escala de 6x2, garantindo 40 horas semanais. Sindicato chama companheirada para sindicalização

Foto: Adonis Guerra

Em assembleia na tarde de ontem, os trabalhadores na Brasmetal, em Diadema, aprovaram proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) por dois anos negociada pelo Sindicato com a empresa. Para 2024, a primeira parcela será quitada este mês e a segunda em janeiro de 2025. No próximo ano, a primeira será paga em junho e a segunda em janeiro de 2026 e o valor corrigido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Também foi aprovada contribuição negocial.

Foto: Adonis Guerra

“As negociações sempre foram difíceis, mas com luta e união dos trabalhadores junto ao Sindicato foi possível conquistar uma ótima PLR demonstrando que podemos garantir cada vez mais direitos”, disse o CSE na fábrica, Vinícius Oliveira Dionísio. Segundo o dirigente, foram renovados ainda o acordo de sábados alternados e a escala de 6×2. “Em ambos, garantindo a jornada de 40 horas semanais”.

O CSE na Brasmetal, Vladimir de Mendonsa, o Mineiro, lembrou a todos e todas na fábrica que o Sindicato só é forte pela representatividade que tem. “E por cada trabalhador e trabalhadora que participa e fortalece a luta no dia a dia. É com esse respaldo no chão de fábrica e nas demais áreas que podemos defender os interesses e buscar melhorias para a vida de todos dentro e fora da fábrica”.

Mineiro ressaltou os benefícios que só os sócios têm, como acesso ao Clube de Campo, Colônia de Férias, convênios com parceiros do Sindicato, suportes jurídico e de saúde do trabalhador, dentre muitos outros. Para informações, ligue 4128-4200 na Sede do Sindicato, em São Bernardo; 4061-1040, na Regional Diadema; e 4823-6898, na Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Acesse ainda smabc.org.br/ficha-de-sindicalizacao.

Campanha Salarial

Foto: Adonis Guerra

“Tivemos uma assembleia de renovação de acordos já vigentes, garantindo 40 horas semanais, além de um novo acordo de PLR, que é referência na cidade de Diadema. Porém, não podemos achar que as coisas estão resolvidas. Temos a luta da Campanha Salarial e a bancada patronal vai dificultar mais uma vez, como sempre fizeram, tentando tirar o que conquistamos com muito esforço ao longo de décadas. A mobilização dos trabalhadores vai superar as dificuldades e lutar por mais dignidade, com aumento de salário e condições de trabalho mais justas”, avisou o coordenador de área, João Paulo Oliveira dos Santos.

A Campanha Salarial tem como slogan este ano ‘Unidade e Luta – Vamos Conquistar a Nossa Parte’. Os principais eixos negociados com as bancadas patronais são valorização das Convenções Coletivas, reposição da inflação, aumento real, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e redução da taxa de juros.