Vitória! Trabalhadores na Brasmetal conquistam acordo de PLR por dois anos
Também foram renovados sábados alternados e escala de 6x2, garantindo 40 horas semanais. Sindicato chama companheirada para sindicalização
Em assembleia na tarde de ontem, os trabalhadores na Brasmetal, em Diadema, aprovaram proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) por dois anos negociada pelo Sindicato com a empresa. Para 2024, a primeira parcela será quitada este mês e a segunda em janeiro de 2025. No próximo ano, a primeira será paga em junho e a segunda em janeiro de 2026 e o valor corrigido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Também foi aprovada contribuição negocial.
“As negociações sempre foram difíceis, mas com luta e união dos trabalhadores junto ao Sindicato foi possível conquistar uma ótima PLR demonstrando que podemos garantir cada vez mais direitos”, disse o CSE na fábrica, Vinícius Oliveira Dionísio. Segundo o dirigente, foram renovados ainda o acordo de sábados alternados e a escala de 6×2. “Em ambos, garantindo a jornada de 40 horas semanais”.
O CSE na Brasmetal, Vladimir de Mendonsa, o Mineiro, lembrou a todos e todas na fábrica que o Sindicato só é forte pela representatividade que tem. “E por cada trabalhador e trabalhadora que participa e fortalece a luta no dia a dia. É com esse respaldo no chão de fábrica e nas demais áreas que podemos defender os interesses e buscar melhorias para a vida de todos dentro e fora da fábrica”.
Mineiro ressaltou os benefícios que só os sócios têm, como acesso ao Clube de Campo, Colônia de Férias, convênios com parceiros do Sindicato, suportes jurídico e de saúde do trabalhador, dentre muitos outros. Para informações, ligue 4128-4200 na Sede do Sindicato, em São Bernardo; 4061-1040, na Regional Diadema; e 4823-6898, na Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Acesse ainda smabc.org.br/ficha-de-sindicalizacao.
Campanha Salarial
“Tivemos uma assembleia de renovação de acordos já vigentes, garantindo 40 horas semanais, além de um novo acordo de PLR, que é referência na cidade de Diadema. Porém, não podemos achar que as coisas estão resolvidas. Temos a luta da Campanha Salarial e a bancada patronal vai dificultar mais uma vez, como sempre fizeram, tentando tirar o que conquistamos com muito esforço ao longo de décadas. A mobilização dos trabalhadores vai superar as dificuldades e lutar por mais dignidade, com aumento de salário e condições de trabalho mais justas”, avisou o coordenador de área, João Paulo Oliveira dos Santos.
A Campanha Salarial tem como slogan este ano ‘Unidade e Luta – Vamos Conquistar a Nossa Parte’. Os principais eixos negociados com as bancadas patronais são valorização das Convenções Coletivas, reposição da inflação, aumento real, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e redução da taxa de juros.