Volks alcança 26 milhões de carros produzidos e volta a prometer híbridos

Marco histórico foi atingido com o Polo, líder de vendas em julho

A Volkswagen chegou à marca de 26 milhões de veículos produzidos em 72 anos no país. O marco histórico foi alcançado com o Polo, que completa 50 anos de lançamento global em 2025 e que liderou as vendas no mercado brasileiro em julho deste ano (12.940 unidades). Atualmente, o hatch é fabricado nas unidades paulistas Anchieta, em São Bernardo do Campo (Polo Track), e Taubaté (Polo e Polo Track).

O marco de 26 milhões de unidades contempla a produção das três fábricas de automóveis da Volkswagen do Brasil: Anchieta (em São Bernardo do Campo, SP, inaugurada em 1959, sendo a primeira fábrica da marca fora da Alemanha), Taubaté (SP, inaugurada em 1976) e em São José dos Pinhais (PR, inaugurada em 1999), com motores fabricados na unidade de São Carlos (SP, inaugurada em 1996). Ele também representa 26% dos 100 milhões de carros já produzidos no país, contando todas as montadoras.

Do total de 26 milhões de carros produzidos no Brasil, mais de 4,3 milhões foram exportados para outros países desde 1970. Neste ano, a Volkswagen retomou a exportação para a África (Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal) e iniciou as exportações do Tera para a América Latina.

Os principais mercados de exportação da Volkswagen do Brasil neste ano (jan-jul) foram a Argentina (35.580 unidades), México (16.090) e Colômbia (6.740). Para os próximos anos, a Volkswagen prepara o lançamento de seus primeiros carros híbridos nacionais. Até 2028, a marca vai investir R$ 20 bilhões na América do Sul e lançará 21 novos modelos. Cinco já chegaram ao mercado brasileiro (T-Cross reestilizado, Amarok reestilizada, Nivus reestilizado, Nivus GTS e Tera).

Do Terra