Volks Alemanha: Acordo garante emprego até 2011

O Sindicato dos Metalúrgicos Alemães, o IG Metall, e a Volkswagen fecharam um acordo que prevê a manutenção de empregos para 103 mil metalúrgicos alemães até o ano de 2011. Em troca eles terão os salários congelados por 28 meses.

O acordo foi assinado após várias paralisações de alerta por causa das ameaças da empresa de demitir 30 mil trabalhadores.

No início das negociações, a montadora exigia o congelamento de salários e a possibilidade de adotar jornadas de trabalho mais flexíveis, para evitar o pagamento de horas extras. Também pretendia relacionar os pagamentos ao seu desempenho e reduzir o salário para novos contratados.

O IG Metall reivindicava um aumento de 2%, após ter reduzido o índice inicial que era de 4%. A taxa média de inflação no país é de 1,8%.

Em São Bernardo
Depois da paralisação dos trabalhadores de sexta-feira a quarta-feira passadas, Sindicato e Comissão de Fábrica voltam à mesa de negociação com a Volks hoje à tarde.

Na pauta, o acordo que determina a produção do Fox Europa na fábrica de São Bernardo, que a montadora ameaça não cumprir.