Volks anuncia hoje novo pacote de investimentos
Segundo projeções da direção mundial da multinacional, caso seja mantida uma média de crescimento anual entre 4% e 5%, até 2014, o Brasil se tornará o segundo maior mercado para a companhia, ultrapassando a própria Alemanha, matriz da empresa
A Volkswagen anunciará nesta quinta-feira (26) um novo programa de investimentos no País. A montadora, maior fabricante de automóveis do Brasil, precisa preparar-se para o crescimento do mercado interno. Segundo projeções da direção mundial da multinacional, caso seja mantida uma média de crescimento anual entre 4% e 5%, até 2014, o Brasil se tornará o segundo maior mercado para a companhia, ultrapassando a própria Alemanha, matriz da empresa. A China continuará sendo a maior operação.
A companhia pretende fazer os novos investimentos aproveitando a estrutura que já tem na região. São três fábricas de carros no Brasil – São Bernardo do Campo e Taubaté, no Estado de São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná – e uma na Argentina, além de uma unidade exclusiva para motores em São Carlos (SP).
“É preciso ampliar a capacidade industrial para acompanhar o crescimento do mercado brasileiro, que deverá, em 2014, ser 40% maior do que é hoje”, segundo adiantou o presidente da empresa, Thomas Schmall, ao Valor no fim de setembro.
O último plano de investimentos da Volkswagen no Brasil somou R$ 3,2 bilhões. A ideia inicial previa utilizar esse total entre 2007 e 2011. Mas a necessidade de acelerar a modernização da linha e ampliar a produção fez com que a companhia precisasse recorrer antes ao novo programa, que será detalhado.
Na disputa pela liderança de mercado com a Fiat no Brasil, a Volks apresentou este ano 16 modelos, incluindo adaptações em versões existentes. O Gol renovado ajudou a marca a crescer. De janeiro a outubro, as vendas da Volks cresceram 13%, enquanto o mercado brasileiro avançou 6,1%.
Do Valor Econômico