Volks de Taubaté contrata 650 trabalhadores
Funcionários temporários serão efetivados ou terão contratos renovados; contratações são resultado de negociação com Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. Também foi aprovado Banco de Horas
A Volkswagen do Brasil informou nesta quinta-feira (15), após concluir negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté para introdução do sistema de Banco de Horas, que 450 trabalhadores temporários serão efetivados imediatamente, 200 contratos serão renovados e e 150 serão encerrados.
No acordo firmado com o Sindicato prevê também a empresa poderá conceder até 25 dias de descanso durante 2009, com o lançamento das horas no banco de dados para compensação futura. A empresa afirmou ainda que, por ora, ainda não tem previsão de dias de descanso para a unidade de Taubaté.
A proposta da Volkswagen referente ao Banco de Horas deverá ser submetida à avaliação dos empregados no início da próxima semana. “Diante do atual cenário é fundamental ter mecanismos de flexibilidade para adequação da jornada de trabalho e dos volumes de produção que assegurem condições de rápida reação às demandas de mercado”, afirma em nota o gerente executivo de Relações Trabalhistas da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior.
A Unidade de Taubaté tem ainda cerca de 600 empregados contratados por prazo determinado, com vencimento principalmente nos meses de setembro e novembro de 2009. “As efetivações serão avaliadas conforme as necessidades de produção do momento”, informa a montadora.
NOTÍCIA RUIM VENDE MAIS?
Os principais sites jornalísticos, como UOL (do Grupo Folha) Portal do Estadão (Grupo Estado) divulgaram a notícia acima, que é positiva, num momento de crise usando o seu lado negativo. Ou seja, em vez de darem destaque às contratações de 650 trabalhadores, preferiram sair pela “dispensa” dos 150, sem explicar, no entanto, como elas foram definidas.
O Portal do Estadão manchetou em seu site o seguinte: Volkswagen firma acordo para flexibilizar jornada em Taubaté,também ignorando o lado positivo da notícia e usando um termo flexibilização de forma pejorativa, sem destacar que as contratações foram “resultado de negociação com o sindicato”.
Já o Portal do UOL manchetou assim: Volkswagen encerra contrato de 150 temporários em Taubaté, escondendo no meio da matéria que 650 haviam sido contratatos.
A quem essa interessa a crise?
Das Agências com a Redação da Tribuna Metalúrgica