Volks diz que já tem pronto novo plano de investimentos no Brasil

No próximo trimestre, montadora lança carro que encerra programa anterior

A Volkswagen já tem pronto um novo plano de investimentos para período em torno de quatro a cinco anos no Brasil. Mas pretende divulgá-lo nos próximos meses, segundo o presidente da montadora na América Latina, Pablo Di Si. Com o lançamento de um novo modelo, o Taos, utilitário esportivo de porte médio, a companhia concluirá, no próximo trimestre, o último ciclo de investimentos, que somou R$ 7 bilhões no Brasil e US$ 850 milhões na Argentina.

Esse plano foi iniciado em 2017 – no momento em que Di Si assumiu o cargo – e se voltou, sobretudo, a uma completa renovação da linha de produtos. Somente no Brasil, foram lançados 20 modelos nesse período. O Taos será produzido em Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires e, segundo Di Si, há boas perspectivas de negócios no exterior com o novo carro.

A Volks do Brasil já começou a exportar, para Rússia e Índia, a tecnologia do Taos no chamado “infoentretenimento”, central de mídia que leva esse nome por combinar informação e entretenimento. O sistema foi desenvolvido pela engenharia da Volks em São Bernardo do Campo (SP).

A fábrica do ABC foi escolhida para abrigar uma espécie de estúdio. O espaço será usado para a pré-divulgação do novo carro para grupos de formadores de opinião, como influenciadores em plataformas digitais. Nesse espaço, Di Si circulava, ontem, em torno do Taos, sonhando com a exportação do modelo aos países vizinhos e Caribe. As vendas ao exterior são a única forma, diz o executivo, de a empresa compensar a alta do dólar no Brasil e na Argentina.

Do Valor Econômico