Volks garante acordo de investimentos e vinda do Sedan

Representantes dos trabalhadores com o presidente da Volks no Brasil, Thomas Schmall, na reunião que confirmou o acordo

A manutenção do acordo de novos inves­timentos na planta Anchieta, firmado em 2012 pelos Metalúrgicos do ABC com a Volks, foi confirmado pelo secretário-geral do Sindicato e membro do CSE na montadora, Wagner Santa­na, o Wagnão, durante assembleia realizada na segunda-feira com milhares de trabalhadores na fábrica.

“Estivemos reunidos na semana passada com o presidente da Volks no Brasil, Thomas Schmall, e ele garantiu os investimentos firmados e a vinda do novo Sedan para a planta de São Bernardo”, enfatizou Wagnão.

Na reunião, Schmall afirmou literalmente: “Diferentemente do publicado em alguns jornais, a Volks não cancelou nenhum produto previsto no acordo. A empresa está trabalhando com as se­guintes possibilidades para o Sedan: manutenção do planejado, portanto mantendo a plataforma originalmente prevista e, por consequência, os prazos; ou mudança da plataforma, o que provo­caria a alteração dos prazos. Caso isto ocorra, a empresa se compromete a discutir com o Sindi­cato dos Metalúrgicos do ABC as contrapartidas desta decisão”.

Manutenção do emprego

O secretário-geral explicou à companheirada que a reunião aconteceu por que matérias publi­cadas de maneira irresponsável pela imprensa deixaram os metalúrgicos na Volks com dúvidas sobre o cumprimento do acordo. “Tem jornalista que acha que é engenheiro de produção”, alfine­tou o dirigente.

Segundo ele, todos os prazos determinados pelo acordo foram cumpridos integralmente e o papel do Sindicato é manter os empregos durante esse processo de encerramento de produção na linha da Kombi e do Gol G4.

“O Sindicato tem a responsabilidade de manter os empregos neste momento de transição e é isso que estamos fazendo, com o apoio dos trabalhadores na Volks”, finalizou Wagnão.

Relembre o acordo

O acordo entre o Sindicato e a Volks foi aprovado pelos trabalhadores na montadora em assembleia realizada em março de 2012. A proposta garante reajuste salarial acima da in­flação, PLR negociada por cinco anos – até 2016 – e o desenvolvimento e produção de dois novos modelos na planta de São Bernardo.

Ferramentaria da Volks recebe equipamentos de alta tecnologia

A ferramentaria da Volks também está contemplada no acor­do com o Sindicato e inaugurou a nova estrutura física da sala de medidas, no último dia 21.

“Novos equipa­mentos de alta tecno­logia estão chegando para o setor, como pre­visto no acordo feito pelo Sindicato”, contou o diretor executivo e CSE na montadora, Jo­sé Roberto Nogueira, o Bigodinho.

Segundo o diri­gente, os investimen­tos são parte dos R$ 65 milhões que serão destinados para a fer­ramentaria da fábrica Anchieta.

“É importante sa­lientar que os traba­lhadores do setor estão recebendo qualificação e fazendo integração na Alemanha. Esse pro­cesso é muito rico para troca de experiências”, lembrou Bigodinho.

O novo equipa­mento recebido pela área é capaz de aferir medidas em duas late­rais simultaneamente e repetir a operação em outras peças.

História

A ferramentaria da Volks em São Bernardo foi construída em 1957 e ocupa 28 mil m². Nos últimos anos, os 528 trabalhadores na área produziram peças para a estamparia dos mode­los Novo Gol 2 e 4 por­tas, Novo Voyage, Golf, Fox, Space Fox e Nova Saveiro, além de ferra­mentas para fábricas no México, Argentina e Alemanha.

 

Da Redação