Volks, grande vitória

O fim da greve na Volkswagen, na manhã de segunda-feira, foi marcado pelo clima de vitória dos trabalhadores. A intransigência da empresa nas negociações coletivas levou os companheiros a se revoltarem e a mobilização foi se intensificando a cada dia.

Após a difícil discussão envolvendo o projeto Autovisão, em que os trabalhadores tiveram que rediscutir até a estabilidade no emprego, que vai até novembro de 2006, o que se esperava da empresa nesta campanha salarial é que ela fosse a primeira a fazer um acordo com o Sindicato. Ao contrário, e para decepção de seus trabalhadores, foi a que mais radicalizou na mesa de negociações.

Com essa postura, não nos restou outra alternativa senão construir acordos com as outras empresas montadoras, esperando que isso sensibilizasse a Volks. Mas ela continuou com a mesma postura e, adotando práticas que já não condizem com os dias atuais, fechou as portas para qualquer possibilidade de acordo, foi ao Tribunal requerer o julgamento da greve e ainda colocou seguranças dentro da fábrica, para impedir a ação sindical.

Mais uma vez, como se não bastasse a derrota que as montadoras tiveram no dissídio coletivo de 2000, quando também abandonaram as negociações e foram para a Justiça do Trabalho, conseguimos demonstrar que o direito estava do nosso lado. A decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, de estender os termos do acordo da Scania para os trabalhadores da Volks, além de acertada do ponto de vista jurídico, representa o equilíbrio nas relações de mercado, já que a situação diferenciada que era buscada por ela poderia lhe dar privilégios diante de suas concorrentes.

Reajuste salarial global de 18,01% à partir de 1º de novembro, abono de R$ 600,00 no adiantamento do dia 15 de novembro, mudança da data-base para 1º de outubro neste ano e para 1º de setembro no ano que vem, garantia das cláusulas sociais por mais dois anos, pagamento dos dias parados, com possibilidade de compensação a ser discutida com o Sindicato e declaração de não abusividade da greve. Esse foi o grande resultado do movimento e da luta. A vitória é de todos. Estamos todos de parabéns.

Departamento Jurídico