Volks investirá R$ 65 milhões na Ferramentaria em São Bernardo

Investimento tornará a fábrica mais competitiva, além de permitir o desenvolvimento de novos veículos e a qualificação dos trabalhadores


Representação dos trabalhadores visitou matriz da Volks na Alemanha, em março. Foto: Divulgação

A área de ferramentaria da Volkswagen, em São Bernardo, receberá nos próximos anos investimentos de R$ 65 milhões para se tornar mais competitiva e receber novos projetos. Serão adquiridas máquinas de usinagem e equipamentos de última geração.

Os novos recursos também serão utilizados na qualificação dos trabalhadores, modernizando seus conhecimentos e possibilitando a troca de informações com a matriz da montadora.

“Esse acordo é fundamental para trazer novos produtos para a planta de São Bernardo e tornar mais competitiva a ferramentaria, que é uma área de alta qualificação e fundamental para o desenvolvimento de novos veículos”, afirmou José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, coordenador da representação dos trabalhadores na fábrica.

“Os impactos serão positivos em toda a cadeia automotiva do ABC, já que a ferramentaria é um setor complexo e envolve várias áreas e etapas de produção”, lembrou o dirigente. “Isto certamente trará benefícios para as empresas e os trabalhadores na região, além de possibilitar a inserção da Volks em projetos globais”, disse.

As negociações para a vinda dos investimentos começaram em março deste ano, quando membros do CSE e da Comissão de Fábrica visitaram a matriz, na Alemanha, a fim de discutir a modernização da ferramentaria na Anchieta.

As conversas renderam a proposta levada em julho aos trabalhadores do setor em São Bernardo e aprovada em assembleia. Em setembro, o acordo foi finalizado em reunião com a diretoria mundial da Volks no país europeu.

“A conquista é fruto da intensa negociação entre a representação dos trabalhadores com a matriz da montadora, na Alemanha”, afirmou Valdir Freire Dias, o Chalita, vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volks.
“Queremos uma fábrica mais competitiva para disputar com outras plantas da Volks no mundo”, finalizou. 


Assembleia na ferramentaria da Volks, em novembro do ano passado. Foto: Rossana Lana / SMABC

Sindicato luta por mais investimentos no setor
Em novembro do ano passado, o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, esteve na Volks em São Bernardo, onde conversou com os companheiros na ferramentaria na montadora e defendeu o aumento de investimentos nas áreas de ferramentaria e engenharia no País.

“Esses setores devem ser parte integrante do conteúdo nacional dos veículos, pois eles possuem empregos de maior qualificação”, afirmou na ocasião.

Desde então, o Sindicato negocia com governo federal e empresários a inclusão das áreas de ferramentaria e engenharia dentro do novo Regime Automotivo, programa que será anunciado nos próximos dias.

Outra ação foi organizar o Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria, que uniu pequenas e médias empresas do setor no ABC para aumentar a competitividade frente às importações de peças e ferramentas.

Os Metalúrgicos do ABC defendem que os veículos sejam desenvolvidos no Brasil desde seu projeto inicial até a montagem final. E o setor de ferramentaria é fundamental dentro da cadeia de produção de veículos.

Da Redação