Volks lidera vendas em março, seguida por Fiat e GM
"Mesmo se repetirmos o número de 2008 ou até mesmo tivermos uma pequena perda, essa já será uma grande vitória para o setor", diz presidente da Fenabrave
A Volkswagen foi a líder em vendas de automóveis novos no mercado nacional em março, com uma participação de 27,44%, segundo dados divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A Fiat é a segunda colocada no ranking, com uma fatia de 25,27%. A General Motors aparece em terceiro lugar, com uma participação de 19,28% nas vendas do segmento em março, seguida por Ford (9,81%), Honda (4,60%), Renault (3,64%) e Peugeot (3,49%).
O presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, não prevê que o nível de vendas de automóveis novos e comerciais leves registrado em março, de 260 mil unidades, se mantenha nos próximos três meses em que o setor contará com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Acredito que tenhamos um novo patamar, entre 200 mil a 210 mil unidades por mês, inferior ao que acontecia no ano passado até setembro, mas que atende às necessidades do setor”, disse.
Para Reze, os números de março foram “turbinados” pela expectativa de fim da redução do IPI e pelas promoções das montadoras. De acordo com o presidente da Fenabrave, caso o governo não tivesse prorrogado o benefício até o final de junho, o nível de vendas poderia cair para 150 mil unidades por mês. A previsão da Fenabrave para 2009 como um todo é de comercialização de 2.783.466 unidades, o que representaria um avanço de 4,2% em relação a 2008. “Mesmo se repetirmos o número de 2008 ou até mesmo tivermos uma pequena perda, essa já será uma grande vitória para o setor”, afirmou. Reze disse não acreditar que o governo manterá a redução do IPI até o final do ano, pois entende que o governo não pode abrir mão dessa arrecadação.
Da Agencia Estado