Volks: Metalúrgicos vão conhecer Autovisão na Alemanha

Uma delegação de 11 metalúr-gicos nas fábricas de São Bernardo e Taubaté viajou na noite de domingo para Wolfsburg, na Alemanha, para reunir informações na matriz da VW sobre o projeto Autovisão.

A delegação vai juntar informações para encaminhar as negociações com a direção da Volks do Brasil. Ela quer saber se na Autovisão existem ex-trabalhadores na montadora, em quais condições, qual o impacto das empresas na região, índices de desemprego e tamanho da massa salarial na cidade. “Todas essas informações serão úteis para encaminharmos aqui o nosso processo de negociação”, afirmou o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, que integra a delegação.

Eles permanecerão na Alemanha durante toda esta semana e se reunirão com sindicalistas, com a diretoria da Autovisão e visitarão empreendimentos.

A montadora pretende implantar o projeto no Brasil. Fez seu anúncio de forma confusa no final do mês passado, comunicou a transferência de trabalhadores o que gerou um processo de mobilização até ser obrigada a cancelar a medida e abrir negociações.

>> Dois da Anchieta também foram

A novidade na delegação é a participação de Arthur Kurowski Filho e Luiz Fernando Lucas, dois trabalhadores da fábrica da Anchieta. Eles foram sorteados entre 183 companheiros horistas e 34 men-salistas que receberam as cartas e se inscreveram para o sorteio.

Arthur disse que fazer parte desta comitiva significa uma responsabilidade muito grande para com os companheiros da fábrica. Segundo ele, vários trabalhadores mandaram e-mails ou telefonaram pedindo que ele fique atento e faça perguntas como: existem trabalhadores da Volks alemã na Autovision? Quanto tempo demorou para implantar o projeto na Alemanha?

Luiz Fernando espera que nas negociações a Volks faça tudo de forma transparente em relação ao futuro dos trabalhadores. Se alguém vier a participar deste projeto, deve ser preparado, para que tenha uma visão clara do que o espera.