Volks: Negociações serão retomadas hoje

O Sindicato e a Volks retomam hoje as negociações sobre o Autovisão. Para o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, a reabertura das negociações é um fato positivo. “Acho a atitude da fábrica sensata. Porém, temos de estar preparados para a luta se não tivermos nenhuma proposta de acordo”, afirmou.

A empresa comunicou ontem ao Sindicato que concederá férias coletivas para 1.923 companheiros a partir de 13 de outubro. “Esse é outro assunto que trataremos na reunião de hoje”, disse Feijóo.

Para acompanhar as conversas, dois membros do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volkswa-gen chegaram ao Brasil neste final de semana.

O Ministério Público do Trabalho fez ontem uma recomendação à Volks para que se abstenha de declarações, atos anti-sindicais e violação de diretos Constitucionais, como o respeito ao direito de greve; e que não demita durante eventual paralisação.

A notificação é resultado da ação da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) diante das declarações do presidente mundial da montadora Bernad Pischetsrieder, que na semana passada ameaçou trabalhadores brasileiros com demissão caso façam greve.