Volks: Unidade garante acordo
A garantia de voluntariado para participar do Centro de Formação e Estudos e a manutenção dos benefícios atuais a todos os trabalhadores na Volks só foram possíveis conquistar graças à organização e solidariedade do pessoal, que durante o processo de luta se manteve unido.
Ao aprovar na sexta-feira a proposta negociada para implantar o Autovisão, os trabalhadores mostraram que conseguiram vencer a intransigência da montadora.
“O resultado só foi esse graças à união dos trabalhadores em torno do Sindicato”, disse Valdir Freire Dias, o Chalita, o novo coordenador da Comissão de Fábrica.
Ele também valorizou o acordo de garantia de emprego lembrando que, sem ele, a Volks teria tomado medidas drásticas sem consultar os trabalhadores.
“Foi esse acordo que impediu a Volks implantar o Autovisão do jeito que ela queria. Como ela não podia demitir, teve de negociar”, analisou Chalita.
Ele disse que a resistência dos trabalhadores fez a Volks suspender as cartas. Depois, com a rejeição da primeira proposta apresentada pela Volks, a empresa se viu obrigada a reabrir processo de negociação, quando foi construída a nova proposta.
“Foram esses fatores que garantiram um bom acordo. Agora, deveremos continuar organizados para que o acordo de garantia de emprego seja renovado para todos os trabalhadores”, concluiu.