Volkswagen atinge marca de 25 milhões de veículos produzidos no País

No ano em que celebra 70 anos de Brasil, Volkswagen reforça sua posição como maior fabricante e exportadora de automóveis do País

A Volkswagen do Brasil anunciou na quarta-feira, 21, ter alcançado a importante marca de 25 milhões de automóveis produzidos no País. O feito ocorre no mesmo ano em que a empresa celebra seus 70 anos de presença no território nacional. Segundo a montadora, a marca de 25 milhões foi alcançada com uma unidade do sedã Virtus, produzida na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, inaugurada em 1959, iniciando a expansão global da marca.

O total de 25 milhões inclui, além da produção da Anchieta, também os veículos produzidos nas demais fábricas da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP, inaugurada em 1976) e em São José dos Pinhais (PR, inaugurada em 1999), com motores fabricados na unidade de São Carlos (SP, inaugurada em 1996).

A Volkswagen do Brasil afirma que é a marca que mais cresce em vendas no País em 2023, tendo emplacado a liderança nos dois segmentos mais representativos da indústria em maio (hatches e SUVs). No acumulado do ano, o aumento é de mais de quatro pontos percentuais em relação à participação de mercado do ano passado. No segmento de hatches compactos, o Volkswagen Polo alcançou pela primeira vez a liderança, sendo também o veículo de passeio mais comercializado no Brasil em maio.

Foram 7.600 unidades do Polo vendidas no quinto mês do ano. O segmento de hatches representa 23,4% do mercado nacional. A Volkswagen do Brasil também garantiu a liderança como marca no segmento de SUVs com Nivus e T-Cross, sendo o T-Cross o líder nacional. Juntos, os modelos somaram mais de 10 mil unidades vendidas em maio. Atualmente, o segmento de SUVs é o de maior relevância do Brasil, com 39,1% de representatividade.

Do Terra