Volkswagen avalia produção do Nivus no Paraná
Por custo e capacidade, montadora estuda com fornecedores possibilidade de fabricar o SUV em São José dos Pinhais
A Volkswagen avalia a produção de mais um modelo na fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde hoje é produzido apenas o T-Cross. O veículo, no caso, é o SUV compacto Nivus, atualmente fabricado na unidade de São Bernardo do Campo (SP). A montadora iniciou um processo de estudo de viabilidade. Fornecedores estão sendo consultados pelo departamento de compras da empresa a respeito das possibilidades, principalmente aqueles ligados aos serviços logísticos.
À reportagem, um interlocutor a par do assunto contou que a VW considera duas opções. A primeira, produzir o veículo na íntegra no Paraná e aproveitar o nível alto de compartilhamento de peças que o modelo tem com o T-Cross, ambos construídos sobre a plataforma modular MQB. A segunda, talvez a mais audaciosa e complexa, seria armar e pintar as carrocerias do modelo em São Bernardo do Campo, as quais depois seriam transportadas em caminhões ao Paraná, com o processo de montagem final sendo feito na unidade de São José dos Pinhais.
“Dessa forma, a montadora conseguiria evitar maiores impactos no sequenciamento dos processos que hoje existe na fábrica da Anchieta”, contou a fonte, em off. Procurada, a Volkswagen informou por meio de nota que “não comenta seus projetos futuros por questões estratégicas”. A produção do Volkswagen Nivus na fábrica do Paraná estaria sendo cogitada por questões de ocupação de capacidade, seguiu o interlocutor ouvido pela AB.
Acrescentar um modelo à linha equalizaria os custos produtivos da fábrica, que nos últimos anos conviveu com uma série de paralisações motivadas por razões diversas – da falta de peças e semicondutores até ajustes feitos em função da demanda. No momento, está em curso na fábrica o Programa de Proteção ao Emprego, com redução da jornada em 23%, e de folha salarial em 50%, informou o sindicato local dos metalúrgicos. Também outra medida ligada à equação capacidade-demanda.
Do Automotive Business