Volkswagen Caminhões e Ônibus começa a produzir caminhões Euro 6 com investimento de R$ 1 bilhão
A Volkswagen Caminhões e Ônibus começou a produzir este mês sua linha de caminhões 2023, com motorização Euro 6, para atender à oitava etapa da legislação brasileira de emissões de poluentes para veículos pesados, o Proconve P8, que entra em vigor em janeiro.
A empresa informou que investiu R$ 1 bilhão, ou metade do programa de R$ 2 bilhões previsto para o período 2021-2025, para desenvolver trinta novos modelos e versões que começam a ser vendidos na Fenatran, em novembro, por preços de 15% a 20% mais altos que os da linha atual Euro 5.
Roberto Cortes, presidente da VWCO, disse que “a linha 2023 não é só um atendimento à legislação de emissões ou uma mudança de tecnologia do motor: nós fomos além e agregamos mais valor aos produtos”. O executivo observou que a nova linha enfrenta agora o desafio de agregar novas e mais caras tecnologias sem, no entanto, encontrar espaço para elevações de preços suficientes para repor todos os aumentos de custos já ocorridos nos últimos anos.
Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas e marketing, avaliou que os aumentos da nova linha de caminhões Euro 6 não deverão ter grande impacto no volume de vendas de 2023. “Não houve, este ano, tantas compras antecipadas para fugir dos aumentos como aconteceu em etapas anteriores da legislação de emissões. Desta vez a falta de componentes limitou as vendas. Então deveremos ter um cenário menos difícil no ano que vem em comparação ao que houve do Euro 3 para o Euro 5, de 2011 para 2012”.
Da AutoData