Volkswagen Caminhões testa veículo autônomo em São Paulo

Modelo Constellation está sendo aplicado em operação de colheita de cana-de-açúcar

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) iniciou os testes com o seu primeiro veículo autônomo, no caso, um Constellation 31.280, na configuração 8×4, que está sendo aplicado em operação de colheita de cana-de-açúcar em São Paulo. Com isso, a montadora integra lista de empresas que já praticam testes semelhantes, como Volvo e Scania.

A tecnologia embarcada foi desenvolvida pelos engenheiros da fabricante baseados em Resende (RJ). Por meio dela, o veículo tem autonomia para manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e pedestres. Para isso, o caminhão autônomo tem direção eletricamente assistida, que faz a interface com toda a tecnologia embarcada, e utiliza, dentre outras ferramentas, o referenciamento via GPS.

O desenvolvimento contou também com as parcerias das empresas Raven, para o sistema de geoposicionamento, e da BMB, para customização do veículo para aplicação na colheita. O veículo em teste é equipado com o motor MAN D08 de 280 cv e transmissão automatizada de 12 velocidades. O caminhão autônomo da Volkswagen é equipado, ainda, com sistema de auxílio para partidas em rampa (HSA) e com o kit canavieiro, que adapta o caminhão à operação no campo.

Nesta configuração, o modelo recebe grade de proteção frontal – também chamada de quebra mato -, escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador, protetor de alternador contra palha e protetor térmico das tubulações do sistema de freio.

Do Automotive Business