Volkswagen: carros elétricos terão carregamento bidirecional em 2022

Grupo alemão adotará a tecnologia de fornecer energia à rede elétrica para todos os veículos baseados na plataforma MEB

A Volkswagen, assim como outras montadoras europeias, também está caminhando firmemente em direção ao V2G, a tecnologia para a troca bidirecional de energia entre os carros elétricos e a rede. Em entrevista ao jornal de negócios alemão Handelsblatt, o chefe da área de desenvolvimento da empresa, Thomas Ulbrich, disse que de fato a partir do próximo ano todos os veículos elétricos do Grupo Volkswagen baseados na plataforma MEB serão equipados com esta tecnologia.

“Os testes foram positivos, estamos finalizando os preparativos necessários”, confirmou Ulbrich. A partir de 2022, portanto, todos os carros elétricos do Grupo baseados na MEB oferecerão a possibilidade de troca de energia com a rede elétrica.

As previsões para o próximo ano já falam em uma produção de cerca de 300 mil veículos elétricos com carregamento bidirecional, que estarão à venda em 2023. Continuando com esses números, a frota de carros movidos a bateria pode em breve ser grande o suficiente para ter um grande impacto na rede elétrica.

O V2G oferece muitas vantagens. Veículos capazes de explorar esta tecnologia podem, de fato, favorecer o desenvolvimento das chamadas redes inteligentes, contribuindo para a estabilização das redes elétricas e tornando-as cada vez mais inteligentes – em horários de pico de demanda, os carros elétricos serão capazes de transferir energia para a rede, enquanto em períodos de baixa demanda podem carregar suas baterias, o que também resultará em tarifas mais baixas para os usuários.

Do InsideEVs