Volkswagen começa a reduzir produção do elétrico ID.3 por vendas fracas demais

Ele era o escolhido… Era para ser o terceiro ícone da história da Volkswagen depois do Fusca e do Golf, mas fracassou. Qual? Volkswagen ID.3. O hatch elétrico, com cara de minivan, foi até mostrado na mesma linha de produção do Golf em Dresden, nos fazendo lembrar de uma foto clássica de Salzgitter, de 1974, quando, lado a lado na então fábrica da VW, estavam um Passat e um 412.

Essa imagem marcou o fim da era dos motores a ar na VW e o começo da era a água. Agora, o ID.3 era para ser o marco da mudança do motor a combustão refrigerado a água na Volkswagen para o elétrico. No entanto, as vendas do ID.3, onde a VW apostou que seria o próximo ícone da marca, não decolaram e sua produção vem sendo reduzida por conta disso. Além de Dresden, onde a fabricação do modelo será encerrada em breve, a montadora o tirou de sua casa.

Tendo sido ampliada para Wolfsburg, a sede da montadora, a produção do ID.3 tinha nesse local a importância reconhecida, mas nem isso mudou a situação diante do consumidor, que pouco se importa com o local onde é feito o carro ou sua importância para a marca. O fim da produção do ID.3 em Wolfsburg parece o rascunho de seu atestado de óbito, ainda mais que ele será produzido unicamente na desconhecida Cvikov. Sabe onde fica? A cidadezinha tcheca fica mais perto de Dresden que de Praga.

Mesmo na perdida Cvikov, a produção do ID.3 será limitada e isso é uma evidência clara de que os planos da VW para sua era elétrica foram subestimados, especialmente com o fim dos subsídios aos carros elétricos na Alemanha. Com pressão dos chineses e os altos preços alemães, fica difícil para qualquer germânico apostar no ID.3, que dirá clientes do resto da Europa. Talvez, para salvar a lavoura, a Volkswagen pelo menos o comercialize como carro exclusivo por assinatura mensal.

Do Auto Forum