Volkswagen completa 69 anos de produção no Brasil
Volkswagen foi responsável por inovações como motorização flex e desenvolvimento de produtos
A Volkswagen e o InovaUSP começaram, nesta semana, a trabalhar no desenvolvimento de soluções para motores de injeção direta no objetivo de reduzir consumo e emissão de CO2 com base no uso do etanol. Mas, não é de hoje que a VW inova o setor automotivo.
Foi ela que criou o primeiro centro de desenvolvimento e pesquisa do Brasil, que tornou o motor flex realidade e, de quebra, ainda manteve um de seus modelos por quase 30 anos como o mais vendido do mercado. Em números gerais, a Volkswagen do Brasil já teve 33 linhas de produto diferentes, mais de 24 milhões de unidades produzidas e mais 12,5 milhões de motores construídos em solo nacional.
Foi em março de 1953 que a Volkswagen deu o pontapé inicial em sua produção no Brasil. Mas não foi, de primeira, na fábrica da Anchieta. Nessa época, a sede era situada no bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. Tinha apenas 12 funcionários. De lá, saíam Fusca e Kombi. Ambos tinham peças importadas da Alemanha.
Só em 1959, com ritmo mais forte no País, a marca optou por inaugurar a planta do ABC paulista. Tratava-se, portanto, da primeira unidade da Volkswagen construída fora da Alemanha. Seis anos depois, uma expansão permitiu a inauguração do primeiro centro de desenvolvimento, pesquisa e design do País. Um ano depois, já haviam 1 milhão de carros produzidos. Nesse sentido, outras três fábricas foram inauguradas no País. São elas: São Carlos e Taubaté, no interior de SP, e São José dos Pinhais (PR).
Do Jornal do Carro