Volkswagen confirma que nova Amarok será uma adaptação da próxima Ford Ranger
Acordo de parceria entre as duas fabricantes é aprovado pelos acionistas para a criação de mais modelos
A Ford e a Volkswagen trabalharão juntas no desenvolvimento de produtos e tecnologias. Apesar desta parceria já ter sido anunciada no ano passado, as empresas revelam que irão além dos veículos comerciais e dão um pouco mais de detalhes sobre o que será feito. A VW afirma que adaptará a nova Amarok a partir da próxima geração da Ford Ranger, sendo oferecida em alguns mercados específicos.
Já sabíamos que as novas Ford Ranger e Volkswagen Amarok seriam feitas em conjunto, com a liderança da Ford, mas é a primeira vez que a VW afirma que sua versão será uma adaptação do modelo norte-americano. Até o momento, a previsão de lançamento é para 2022 e o local da produção não está certo. O plano inicial era fabricar as duas na Argentina, no complexo que foi criado para a Autolatina e hoje é separado para cada uma das marcas – elas inclusive já produzem Ranger e Amarok por lá.
Mas o futuro das picapes médias não está mais tão claro, depois que a mídia argentina revelou que a Volkswagen teria decidido não produzir a nova Amarok no país junto com a Ford. O projeto de desenvolvimento continua, mas o modelo da VW será feito em outro lugar. A razão seria a situação econômica do país vizinho, aliada a um posicionamento da filial na Argentina de não querer passar a picape para a linha de montagem da Ford.
As informações reveladas até então dão conta de que a Ford desenvolverá a plataforma das novas Ranger e Amarok, além de diversos componentes. A partir daí a Volkswagen trabalhará em um design próprio para a sua picape, que já foi adiantado por um esboço oficial, além de equipá-la com motores da empresa. A estreia das novas gerações da Ford Ranger e Volkswagen Amarok está prevista para 2022, algo confirmado pelas duas empresas. Além das picapes, a Volkswagen fornecerá a plataforma MEB para que a Ford lance um carro elétrico na Europa.
Do Motor1