Volkswagen cresce 70% em vendas de elétricos e assume liderança na Europa
No primeiro semestre, um em cada cinco carros do grupo emplacados na região é BEV
Demorou, mas a Volkswagen está colhendo os frutos de sua ofensiva elétrica europeia. No primeiro semestre de 2025, as vendas globais de BEVs da marca VW cresceram 14,3%, com desempenho especialmente forte nos países da Europa Ocidental, onde os emplacamentos avançaram mais de 70%, segundo apuração do jornal financeiro alemão Handelsblatt.
No total do grupo — que inclui também Audi, Porsche, Skoda, Cupra e outras marcas — as entregas de modelos totalmente elétricos na Europa aumentaram aproximadamente 90% no período, enquanto o crescimento global foi de 50% em relação ao mesmo intervalo de 2024. “Na Europa Ocidental, um em cada cinco carros que entregamos já é totalmente elétrico”, destacou Marco Schubert, executivo responsável pelas vendas do grupo, em entrevista ao jornal.
Para atingir esse volume, a Volkswagen tem adotado uma política agressiva de preços, oferecendo descontos que ajudam a elevar a demanda, embora apertem as margens de lucro. Além de conquistar clientes, essa estratégia permite que o grupo cumpra as metas de emissões de CO₂ impostas pela União Europeia.
A marca projeta que os diversos lançamentos elétricos previstos até 2027 terão papel decisivo para manter a conformidade ambiental. Ainda assim, a empresa garante que os carros elétricos já são rentáveis, mesmo com margens menores do que as dos modelos a combustão.
Do Motor1