Volkswagen cria empresa multinacional para gerenciar produção de baterias
O grupo Volkswagen anunciou a criação de uma empresa multinacional que vai cuidar de sua cadeia de produção de baterias. Isto abrange desde o processamento de matérias-primas à evolução de um produto unificado e à administração de futuras gigafábricas na Europa.
A empresa, cujo não nome foi revelado, será do tipo societas Europa (sociedade europeia), ou seja, uma forma jurídica específica da União Europeia que permite à companhia exercer suas atividades em diferentes países do continente. De acordo com a Volkswagen, o objetivo com isso era criar “estruturas eficientes e preparadas para um rápido crescimento do negócio de baterias”.
Com a formação da companhia, a marca alemã agora pode dar tração à construção de seis gigafábricas na Europa para cobrir a crescente demanda por células de bateria no continente. A principal será construída em Salzgitter, na Alemanha, em 2025. De lá, sairão baterias unificadas para todo o grupo Volkswagen, com a expectativa de uma produção anual de 20 GWh em sua fase inicial. Numa fase posterior, o grupo espera que o número dobre para 40 GWh.
A Volkswagen planeja ainda instalar duas fábricas de baterias na Espanha e na Europa Oriental. As localidades devem ser decididas ainda na primeira metade de 2022. Além delas, a companhia alemã fez uma parceria com a empresa sueca Northvolt para a instalação de uma primeira planta na cidade de Skelleftea, visando a fabricação de baterias premium já em 2023. As outras duas fábricas devem sair da prancheta somente em 2030.
Do Olhar Digital