Volkswagen cria unidade para desenvolver produtos de inteligência artificial

“Queremos entregar aos nossos clientes valor agregado real com inteligência artificial”, diz Oliver Blume, diretor-presidente da montadora

A Volkswagen criou uma nova unidade de negócios focada em inteligência artificial (AI), para desenvolver ideias de produtos e colaborar com outras empresas. A montadora alemã disse nessa quarta-feira (31) que já está em conversas iniciais com companhias do setor para os primeiros projetos, e que a nova unidade, batizada de AI Lab, vai ajudar a disseminar a tecnologia na companhia.

A intenção do AI Lab é desenvolver protótipos de produtos envolvendo inteligência artificial e, então, mandá-los às marcas da Volkswagen para que continuem sua implementação nos veículos.

Ano passado, a Mercedes-Benz anunciou que começou testes com o ChatGPT para ajudar seus funcionários na análise de dados de produção e testes de qualidade. A BMW também usa inteligência artificial para otimizar processos de produção.

Na terça-feira (30), a Peugeot anunciou planos para integrar o ChatGPT na próxima geração de veículos pessoais e comerciais leves como assistente pessoal por voz. A própria Volkswagen trabalha em funcionalidade semelhante.

Do Valor Econômico