Volkswagen de São Bernardo renova contratos de 106 trabalhadores

A montadora anunciou também a antecipação da 1ª parcela do 13° salário, que deve injetar R$ 24 milhões na economia da região do Grande ABC

A Volkswagen de São Bernardo renovou, na quarta-feira (18) os contratos 106 contrato por tempo determinado que venceram em fevereiro.  “A manutenção dos trabalhadores na fábrica é pauta das negociações entre a representação sindical e a montadora desde o ano passado”, afirmou Reinaldo Marques, coordenador do CSE (Comitê Sindical de Empresa). “Nossa meta é a efetivação de todos e a renovação desses contratos é um indicador de que o pior está passando”, destacou.

13° SALÁRIO
Os 12 mil companheiros da planta recebem na próxima sexta-feira (20) a primeira parcela do 13° salário. A antecipação faz parte de acordo entre a empresa o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC fechado no ano passado. Segundo o diretor do Sindicato Francisco Duarte de Lima (Alemão), também funcionário na VW, a antecipação do benefício deve injetar cerca de R$ 24 milhões na economia da Região.

SOBRE CONTRATO DETERMINADO
O contrato de trabalho por prazo determinado foi instituído pela Lei 9.601/1998 e regulamentado pelo Decreto 2.490/1998. O prazo máximo do contrato é de dois anos e pode ser prorrogado quantas vezes as partes quiserem, desde que não ultrapasse o limite de dois anos.

Pela CLT, o contrato determinado se refere a atividades temporárias ou transitórias e ao contrato de experiência e depende sempre de previsão em convenção ou acordo coletivo. Abrange qualquer atividade da empresa, devendo gerar, obrigatoriamente, aumento de postos de trabalho (vagas).

Da Redação