Volkswagen diz que bateu recorde de vendas globais no 1º semestre
O executivo-chefe da Volkswagen, Martin Winterkorn, adiantou na última quarta-feira (13) que o grupo bateu seu recorde de vendas globais para um primeiro semestre, com 4 milhões de veículos. Só a marca Volkswagen vendeu 2,5 milhões de unidades no período.
Diante do resultado, Winterkorn disse que a expectativa é que sejam vendidos mais 4 milhões de veículos das nove marcas do grupo até o fim do ano, totalizando 8 milhões pela primeira vez na história. Em 2010, esse número chegou a 7,2 milhões.
O balanço do semestre para oito marcas do grupo, entre elas Seat, Skoda, Audi, Bentley e Lamborghini, será apresentado nesta sexta-feira (15). Os números da Volkswagen serão divulgados no próximo dia 28. Nos primeiros seis meses de 2010, a montadora alemã lucrou 7,23 bilhões de euros, o equivalente a US$ 10,13 bilhões.
A Volkswagen pretende liderar o ranking mundial de vendas até 2018, um plano que foi apresentado ainda em 2009. Winterkorn prevê que algumas metas, como a venda de 10 milhões de veículos ao ano, devam ser atingidas antes disso.
Jetta puxa vendas nos EUA
Segundo a agência Reuters, as vendas no semestre foram puxadas pela recuperação da demanda na China, nos Estados Unidos e na Europa. A Europa Central e no Leste Europeu as vendas do grupo VW subiram 42% no semestre, com 92.300 veículos. Na China, a alta foi de 13% (852.800). Na América do Norte, de 22% (237.700), conforme dados divulgados pela Volks.
Nos EUA, o resultado foi reflexo da forte demanda pelo Novo Jetta, cuja versão de entrada é mais barata que a anterior. A montadora espera aquecer o segundo semestre também com o Novo Passat, que está sendo produzido na planta de Chattanooga, no Tennessee.
Do G1