Volkswagen e Bosch estudam efeitos dos carros elétricos na rede de energia

São vários projetos em andamento para entender como preparar a rede de energia em face do boom de elétricos

Um ambicioso programa de estudos transversais sobre a relação entre o veículo elétrico e o sistema de energia elétrica está pronto para começar na Alemanha, durante o qual certamente também será discutido o V2G. As empresas de eletricidade alemãs 50Hertz e Stromnetz Berlin colaborarão com a Volkswagen e a Bosch para entender melhor como usar os carros a bateria para ajudar a estabilizar a rede em face de profundas mudanças no consumo.

O projeto, que terá duração de 18 meses, pretende desenvolver sistemas digitais de medição e controle das redes para entender como aproveitar os benefícios do uso da energia presente nas baterias dos automóveis para gerenciar picos de consumo de eletricidade em certas horas do dia. Um pouco do que a FCA está fazendo com sua maxi-planta experimental em Mirafiori, Itália.

O projeto parte da previsão de que em 2030 haverá cerca de 7 a 10 milhões de carros elétricos na Alemanha e será necessário que todos (ou, pelo menos, a grande maioria) estejam integrados na rede elétrica com possibilidade de recebimento e fornecimento de energia. Com esta iniciativa pretendemos também analisar detalhadamente os processos de carregamento dos carros elétricos.

Na verdade, acredita-se que a maioria dos proprietários de um carro com emissão zero no futuro recarregará seu carro em sua residência, provavelmente durante a noite. Isso, em larga escala, mudará significativamente o fluxo do consumo de energia e será preciso encontrar um caminho para que essas novas práticas não causem problemas ou sobrecargas à rede. A 50Hertz e a Stromnetz, em conjunto com a Volkswagen e a Bosch, pretendem estudar o mercado atual também para criar ofertas e serviços adequados às necessidades do futuro.

Do InsideEvs