Volkswagen e Shell anunciam rede de eletropostos no Brasil

Parceria para redução de emissões visa a ampliação do uso do etanol e a criação de uma rede de recarga para carros elétricos

A Volkswagen, a Raízen e a Shell anunciaram uma parceria para acelerar a redução de emissões do segmento automotivo por meio de incentivos ao etanol, carros elétricos, híbridos e flex, além da instalação de estações de recarga e fornecimento de energia renovável para as fábricas e rede de concessionários da VW no Brasil.

Com ênfase no desenvolvimento de potenciais novas fórmulas de etanol pela Raízen, Shell e P&D na área de biocombustíveis no Brasil, a iniciativa visa melhorar ainda mais a eficiência do biocombustível. O plano também contempla trabalhar na expansão do uso de etanol em mercados internacionais.

As empresas envolvidas nesta iniciativa incentivam o uso do etanol como um biocombustível com baixa emissão de gases de efeito estufa, considerando a metodologia do poço a roda – na qual é considerado o CO2 não renovável emitido pelo escapamento do veículo somado à emissão de CO2 no processo de produção e transporte do combustível.

O acordo considera a intenção de fornecimento de gás natural renovável dos parques de bioenergia da Raízen para substituir o uso do gás natural nas fábricas da Volkswagen no Brasil, a partir da utilização de resíduos da produção de açúcar e etanol trazendo uma redução em emissões se comparado com a alternativa fóssil. Em outra frente, a Shell pretende implementar no país uma rede de eletropostos de recarga rápida Shell Recharge, para atender aos veículos elétricos ID.3 e ID.4 da Volkswagen, previstos para chegar ao mercado brasileiro num futuro próximo.

Do InsideEVs