Volkswagen e Toyota vivem momentos diferentes nas exportações
Marca alemã anota crescimento nos embarques, enquanto japonesa sente efeitos da mudança de fábrica
Enquanto a Anfavea prepara um estudo para tentar aumentar a competitividade da indústria local, algumas marcas fazem o dever de casa no comércio internacional. Em 2024, Volkswagen e Toyota tiveram até números expressivos nas exportações, porém realidades diferentes. A marca alemã registrou crescimento forte de seus embarques. Segundo a Volkswagen, as exportações atingiram 90.142 unidades em 2024, 43% de alta em relação a 2023.
Vale lembrar que as exportações brasileiras de veículos ficaram praticamente esganadas na mesma base de comparação (queda de 1%). A Argentina foi o principal mercado comprador dos carros da fabricante, com mais de 39 mil unidades, o que representou 43% de todas as exportações da Volkswagen. México (28%) e Colômbia (8%) foram outros destinos principais. Ao todo, a marca exporta para 18 países da América Latina e Caribe.
Assim como nos licenciamentos no mercado doméstico, as exportações da Volkswagen em 2024 foram puxadas pelo Polo. Foram quase 30 mil unidades enviadas para a região, o que representa ⅓ do total embarcado pela montadora. A Volkswagen também credita o sucesso das exportações à logística. A marca diz que estabelece uma estratégia integrada entre fábricas e os portos de Paranaguá (PR) e de Santos (SP) para agilizar os embarques.
A Toyota viu suas exportações encolheram em 2024. Foram 68.577 veículos em 2024, queda de 16% em relação ao volume embarcado em 2023. A empresa não comenta o número, mas fontes dentro da marca culpam a mudança da linha de produção. Em 2024, a montadora concluiu a transferência das operações de Indaiatuba para Sorocaba, ambas no interior paulista. Destaque para o volume de híbridos vendidos para o mercado externo. Do total das exportações da Toyota em 2024, mais de 27 mil unidades, ou cerca de 40%, foram de versões eletrificadas do Corolla e do Corolla Cross.
Do Automotive Business