Volkswagen está cada vez mais “chinesa” e o desafio se torna ainda maior
Grupo alemão anuncia sua estratégia de expansão e diz que quer se tornar o primeiro fabricante internacional na China
A Volkswagen mira a China. Durante a apresentação dos resultados semestrais, o grupo explicou exatamente que no gigante asiático é onde mais pretende crescer. Quer se tornar a primeira fabricante internacional e entre as três maiores do mercado automotivo do mundo. A montadora alemã também explicou que tentará atingir os objetivos firmando duas parcerias com fabricantes locais. Um, estratégico, ligará o grupo Wolfsburg à Xpeng, o outro, mais operacional, verá a Audi consolidar a relação existente com a FAW e a SAIC.
As colaborações anunciadas durante o Capital Market Day, realizado em 27 de julho, servirão para expandir a gama de produtos atualmente à venda na China. O grupo alemão prestará especial atenção às tendências do mercado e tentará supervisionar com carros desenvolvidos internamente os nichos mais promissores, ou seja, com maiores margens ou maiores taxas de crescimento.
Nesse sentido, a Volkswagen batizou sua estratégia no país de “Na China para a China”, justamente para ressaltar a atenção a uma linha de produtos expressamente pensada para aquele mercado. A medida faz parte da reorganização mais ampla das plataformas, especialmente aquelas destinadas a modelos com emissão zero. Em particular, a alta administração da empresa declarou sua disposição de acelerar o desenvolvimento da plataforma SSP, que será usada em todo o grupo para a criação de carros de emissão zero de nova geração.
Mais a curto prazo, será também feito trabalho na introdução no mercado da plataforma PPE (destinada à Porsche e Audi), prevista para 2024, e para a plataforma MEB+, uma evolução do MEB existente, prevista para 2025. Ao mesmo tempo, como anunciado no passado, a Volkswagen iniciará uma espécie de revolução em termos de baterias, com a PowerCo. A Volkswagen também tentará acelerar o desenvolvimento de software com a Cariad, empresa dedicada a esse ramo da empresa, que tentará superar os problemas que teve até agora e se propor como fornecedora interna de software para todo o grupo.
Do InsideEVs