Volkswagen estreia plataforma elétrica global com o ID.4

SUV foi apresentado na Europa e em breve chegará à China e Estados Unidos

O ID.4 já é uma realidade na Europa. O segundo carro elétrico da Volkswagen, maior do que o pioneiro ID.3, foi apresentado virtualmente pela internet na quarta-feira, 23, cerca de um ano depois de ser exibido como conceito no Salão de Frankfurt. O lançamento do ID.4 integra o plano global da montadora batizado de Transform 2025+ lançado em 2016 e que consumirá € 11 bilhões para colocar nas ruas 30 veículos elétricos e todo um ecossistema específico para eles até 2024.

A ideia da empresa é, até lá, vender 1 milhão de automóveis elétricos anualmente e se tornar se não a maior, uma das maiores fabricantes mundiais de automóveis com zero emissões. O modelo inaugura a plataforma modular global (MEB) desenvolvida especificamente para veículos elétricos e que terá presença e aplicações globais. O ID.4 é um SUV de 4,58 m de comprimento — pouco maior do que um Jeep Compass — dotado de motor elétrico de 204 cavalos montado no eixo traseiro.

A Volkswagen assegura que o utilitário esportivo pode rodar até 520 km com uma carga de sua bateria instalada sob o assoalho da cabine e acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. A velocidade máxima estimada é de 160 km/h. A depender da posição do encosto do banco traseiro, o porta-malas pode abrigar de 543 a 1.575 litros.

No interior, quase todos os comandos e informações estão concentrados em tela de 12 polegadas, posicionada no centro do painel, solução já adotada no compacto ID.3. A grnade maioria das operações, assim, podem ser feitas por comando de voz ou gestos. Botões e interruptores são poucos. Na Europa, o SUV elétrico terá como concorrente, por exemplo, o Tesla Model Y. Mas a Volkswagen antecipa que brevemente ele debutará também na China e logo em seguida nos Estados Unidos.

Do AutoIndústria