Volkswagen exporta modelo de projeto digital do Nivus

Outras subsidiárias do grupo começam a usar o processo adotado no Brasil de desenvolvimento virtual de protótipos

O inédito modelo 100% digital aplicado pela engenharia da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) para desenvolver o Nivus, que encurtou em 10 meses o tempo de desenvolvimento do carro e economizou alguns milhões em custos de produção de protótipos, chamou a atenção da matriz da empresa na Alemanha, incluindo subsidiárias de outras marcas do grupo, como a Skoda.

Com isso, o Laboratório de Protótipos Virtuas, instalado dentro da planta Anchieta já começou a desenvolver projetos para fora do País, exportando serviços de desenvolvimento digital. Usualmente, o desenvolvimento de um veículo novo começa pelo design, que é repassado para a engenharia “fechar a matemática” de cada componente do carro (algo como 3,5 mil partes, sem contar parafusos e fixadores).

Daí começa a montagem de protótipos (algo como 70), para ver se as peças se encaixam, se são “montáveis” em uma linha de produção, se o produto atende aos requisitos de dinâmica e segurança veicular, e assim vão se acertando os erros e incongruências que todo projeto desse tamanho tem.

No caso do Nivus não foi necessário montar nenhum protótipo físico, tudo foi feito no ambiente virtual, com imensa economia de tempo, recursos e dinheiro. Muito antes de o Nivus existir fisicamente e começar a ser fabricado, ele já estava pronto dentro dos computadores da engenharia na planta Anchieta.

Do Automotive Business