Volkswagen fará componentes para a Scania na fábrica de Anchieta

Acordo, que acontece entre empresas do mesmo grupo, prevê a entrega de ferramental e peças estampadas

Além de produzir carros da marca Volkswagen, a fábrica da companhia alemã na Anchieta, no ABC paulista, passa a ter em seu rol de clientes o segmento de caminhões. Isso porque a unidade começa a fazer componentes para a Scania Latin America. O anúncio foi feito por Alexander Seitz, chairman executivo da companhia para a América do Sul, em post em sua conta no LinkedIn.

O executivo destacou a importância do negócio para aproveitar as sinergias entre as marcas do mesmo grupo e, com isso, potencializar a performance da organização na região. Volkswagen e Scania são empresas primas, ambas ligadas ao Grupo Volkswagen. A primeira, de forma direta, e, a segunda, como parte do Grupo Traton, a divisão da companhia voltada a veículos pesados, que reúne ainda a MAN e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Pelo acordo, serão produzidos na fábrica da Anchieta tanto ferramentas de estampagem que serão usadas pela Scania, quanto peças estampadas para os caminhões da marca. Em seu post, Seitz destaca que o contrato de fornecimento é mais uma prova da capacidade técnica e qualidade da ferramentaria do ABC, que já fez componentes que foram exportados, inclusive, para equipar os carros elétricos ID.4 e ID.3.

Ampliar a gama de clientes da fábrica da Anchieta para além dos consumidores de veículos leves também é uma estratégia para garantir melhor ocupação da planta. Ali são feitos o sedã Virtus, o SUV Nivus e a picape Saveiro. O novo Polo também é fabricado ali, mas a companhia já apontou que vai transferir parte da produção para a fábrica de Taubaté (SP), liberando ainda mais espaço na planta do ABC paulista.

Do Automotive Business