Volkswagen Golf deixa de ser vendido no Brasil após 27 anos
Produzido no Paraná por quase duas décadas, o Volkswagen Golf foi um sonho de consumo, mas perdeu espaço nos últimos anos para os SUVs
A Volkswagen não comercializa mais o Golf no Brasil. Após 27 anos à venda no país, o hatch médio não aparece mais no configurador do site brasileiro da marca alemã. E, a princípio, não tem prazo para voltar. A última fornada veio importada: o híbrido Golf GTE. Com apenas 99 unidades disponíveis, a configuração chegou no fim de 2019 por salgados R$ 199.990. E com a nova geração a ser lançada para os europeus.
A última década foi dura com o Golf e os rivais, como o Ford Focus. A guinada dos SUVs e a proximidade de preços atingiram em cheio os hatches médios. Dessa maneira, a categoria perdeu competidores. E o Golf é o penúltimo a apagar os faróis – só resta o Chevrolet Cruze Sport6. Na gama da marca, o hatch médio sai de cena e abre espaço para a chegada do SUV Taos. O novo utilitário da Volkswagen chega ao Brasil entre abril e maio de 2021 para desafiar o Jeep Compass, que foi o SUV mais vendido por três anos consecutivos (2016, 2017 e 2018) – e continua no pódio.
A montadora está focada na sua “ofensiva SUV”. Bem como está tocando o projeto da nova picape Tarok. Curiosamente, os dois modelos – Taos e Tarok – utilizarão a mesma plataforma MQB-A do Golf. A 7ª geração do hatch foi um dos primeiros veículos a nascer da base modular. Importado pela primeira vez em 1994, o Volkswagen Golf imediatamente caiu no gosto dos brasileiros. O modelo de 3ª geração desembarcou do México a princípio na icônica versão esportiva GTI. Em 1997, a montadora apresentou a 4ª geração do hatch na Europa.
E o novo Golf IV não demorou a chegar aqui. Com a demanda crescente, a Volkswagen logo depois resolveu produzir o modelo no Brasil, a partir de 1998, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Os anos seguintes foram de sucesso. Contudo, em 2007, a montadora promoveu uma reestilização no Golf brasileiro. E a mudança não pegou bem. O modelo europeu tinha acabado de ganhar a 5ª geração. Por causa disso, o nacional acabou sendo chamado de “Golf 4,5” pela imprensa.
Do Jornal do Carro