Volkswagen inicia teste de rede 5G dentro de suas fábricas

Projeto piloto vai melhorar eficiência e aumentar automatização de duas linhas de montagem na Alemanha

A Volkswagen vai iniciar os testes do uso de rede local 5G dentro de suas fábricas em Wolfsburg e Dresden, na Alemanha. O projeto avaliará quais são os benefícios da tecnologia para melhorar o nível de controle da produção, a flexibilidade de uso de sistemas, a rapidez nas respostas e a interconexão entre os equipamentos.

A VW quer garantir uma transmissão de dados segura e sem atrasos para, no futuro, conseguir controlar e monitorar os cerca de 5 mil robôs existentes em Wolfsburg, além dos diversos sistemas informatizados. Um exemplo prático da aplicação dessa tecnologia é no upload de dados e softwares para as centrais eletrônicas que equipam os veículos.

Sebastian Volk, responsável pela digitalização da produção da Volkswagen, conta que a rede 5G vai permitir cobrir áreas de produção maiores e que o controle poderá ser feito de qualquer lugar, além de possibilitar uma grande flexibilidade dentro da fábrica. “Isso economiza tempo na linha de montagem e reduz custos”, diz ele

Segundo o chefe de produção e logística da VW, Christian Vollmer, será possível otimizar continuamente a produção para torná-la mais eficiente e flexível. Em Wolfsburg, o projeto piloto contará com uma rede que vai operar em uma frequência privada exclusiva de 3,7 a 3,8 GHz com largura de banda de 100 MHz, fornecida pela Nokia. Essa especificação vai permitir uma transmissão sem fio de alta disponibilidade e livre de interferências em uma área de 6,5 quilômetros quadrados.

Do Automotive Business