Volkswagen participa de aliança para instalação de carregadores elétricos para caminhões no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro ganhará uma ampla estrutura de carregadores públicos para veículos elétricos, dentro de um programa internacional chamado de Laneshift Rio, iniciativa global liderada pela C40 Cities e The Climate Pledge. A Volkswagen Caminhões e Ônibus irá prestar consultoria e apoio técnico ao programa.

Um caminhão Volkswagen e-Delivery, o primeiro modelo elétrico 100% desenvolvido e produzido no Brasil, está entre os veículos envolvidos no projeto voltado a testar e aprimorar um modelo de hub público de recarga.

Com foco em soluções sustentáveis para o transporte comercial, a empresa vê na iniciativa uma oportunidade de colaborar com o poder público e demais parceiros na construção de uma infraestrutura robusta de recarga pública para veículos elétricos de carga.

A iniciativa Laneshift prevê a instalação de 15 novos eletropostos públicos até 2028. Desde julho, a aliança opera um projeto demonstrativo de recarga, com os dois eletropostos abertos ao público do Rio, o Eletroposto Carioca, na Barra da Tijuca, primeiro hub de recarga em área pública do Rio de Janeiro, e outro na Avenida Brasil, que funcionam como laboratórios urbanos.

Do Blog do Caminhoneiro