Volkswagen pode lucrar até 400 milhões de euros com venda de gás
Devido à crise energética sem precedentes na Europa, o gás natural está sendo vendido a valores muito superiores aos níveis registrados quando a Volkswagen adquiriu o produto em 2020
A Volkswagen pode receber até 400 milhões de euros em lucro ao vender de volta ao mercado alemão uma grande quantidade de gás natural que havia comprado de forma antecipada, segundo um documento visto pela agência “Bloomberg”. A maior montadora da Europa orientou a venda de 2,6 terawatts-hora em contratos de gás, de acordo com o documento, o que seria suficiente para manter o aquecimento de 200 mil casas por cerca de um ano.
Os preços do gás estão sendo negociados em valores muito superiores aos níveis registrados quando a Volkswagen adquiriu o produto devido à crise energética sem precedentes na Europa. Com base nas cotaçõs recentes, a montadora poderá receber cerca de 400 milhões de euros de lucro, segundo cálculos da Bloomberg.
A montadora planejava usar o gás no próximo ano em duas de suas usinas de energia em Wolfsburg, como parte de um plano para deixar de utilizar carvão. No entanto, o aumento dos preços, somado às pressões econômicas e políticas para economizar combustíveis, levou a empresa a vendê-lo e continuar utilizando carvão por enquanto, segundo fontes com conhecimento do assunto.
Um porta-voz da Volkswagen se recusou a comentar as possíveis transações comerciais da empresa. Fontes da empresa disseram que os lucros da venda do gás devem ser usados para compensar os custos associados ao uso de outros combustíveis, como carvão e petróleo, e para a substituição ou modernização de máquinas.
Do Valor Econômico