Volkswagen Saveiro vai sair de linha no Brasil após 45 anos

Projeto nacional mais antigo da Volkswagen, picape se despede em 2027 para dar lugar à nova Tukan

Representante histórica da Volkswagen no segmento de picapes pequenas no Brasil, a Saveiro vai encerrar sua trajetória no mercado nacional após quase meio século à venda. A marca ainda não oficializou a decisão, mas desde já Autoesporte pode afirmar que a caminhonete sairá de linha até o início de 2027, encerrando um ciclo de 45 anos, com três gerações e diversas reestilizações.

A despedida tem como motivação principal a chegada da Tukan, que acaba de ter seu nome confirmado pela Volkswagen. A novata será lançada ainda em 2026 e terá a importante missão de preencher a lacuna deixada pela Saveiro, rivalizando tanto com as versões mais caras da Fiat Strada quanto com as configurações de acesso da Toro.

Para tanto, a Tukan não deverá abrir mão da vocação para o trabalho que sempre acompanhou a picape derivada do Gol, especialmente nas versões Robust. Ao mesmo tempo, apostará em linhas mais arrojadas e atraentes, substituindo o visual já cansado e pouco chamativo da Saveiro, que está na mesma geração desde 2010. Com quase 45 anos de produção ininterrupta, a Saveiro é o carro mais antigo da Volkswagen no Brasil.

Só a geração atual, por exemplo, está em linha há 16 anos. O adeus do modelo encerrará um capítulo importante na história da marca no segmento e colocará fim ao último resquício deixado pelo saudoso Gol no mercado: a plataforma PQ24. Lançada em 1982, ainda baseada no chamado ‘Gol quadrado’, a Saveiro nasceu para brigar com Fiat Fiorino e Ford Pampa, as duas principais caminhonetes pequenas da época. Em quase meio século de história, a Saveiro acumula cerca de 1,9 milhão de unidades produzidas.

Do AutoEsporte