Volkswagen Tera faz marca faturar em 1 hora o que costuma levar 11 dias

Você ainda não deve ter visto nenhum Volkswagen Tera rodando pelas ruas. Mas saiba que a produção dos próximos dois meses do novo SUV de entrada já está vendida. No dia do lançamento, uma megaoperação promovida em todas as 473 concessionárias fez com que exatos 12.296 exemplares fossem vendidos em apenas 50 minutos. O faturamento? Algo em torno de R$ 1,5 bilhão.

Fazendo um cálculo simples, considerando os modelos mais vendidos da marca e os preços de cada um, o montante equivale a cerca de 11 dias de vendas da empresa em um mês como maio, quando a Volkswagen emplacou pouco mais de 31 mil automóveis. Se hoje, os executivos da empresa falam, orgulhosos, dos bons resultados do Tera nessa estreia, é preciso considerar que o trabalho para criar a estratégia de lançamento comercial do modelo começou há cerca de seis meses.

De lá pra cá, o SUV foi revelado no carnaval do Rio de Janeiro e teve Sabrina Sato como garota-propaganda. Nas redes sociais, foram quase 20 postagens no Instagram e no WhatsApp. Isso, sem considerar a cobertura da imprensa. Segundo Fernando Silva, diretor de vendas da Volkswagen, no dia do lançamento, uma quinta-feira à noite, 63 mil pessoas estiveram nas 473 concessionárias da marca. Destas, pouco menos de 5 mil receberam um convite físico em casa, com condições especiais de pagamento e bônus de R$ 5 mil.

A taxa de conversão, ou seja, a porcentagem de clientes que fecharam negócio em relação ao total de convidados, não foi maior do que na média de um dia útil, de 20%. Porém, como o número de pessoas que passou pelas lojas foi consideravelmente maior, o resultado são os mais de 12 mil carros vendidos. Agora, a Volkswagen corre para conseguir aumentar a produção do Tera e atender aos novos pedidos. Após o lançamento, outros 2,5 mil exemplares foram vendidos.

Do AutoEsporte