Volkswagen terá novo ciclo de investimento no Brasil

O investimento em torno de R$ 4 bilhões deverá ser aplicado tanto na renovação e na ampliação da linha de produtos quanto na expansão da produção, para suportar a meta de 1 milhão de unidades vendidas até 2014

O anúncio de 25,8 bilhões de euros de investimento para os próximos três anos anunciado pelo Grupo Volkswagen na sexta-feira, 20, autorizou a filial brasileira a revelar seu próximo aporte na região. E na quinta-feira, 26, o presidente da VW do Brasil, Thomas Schmall, contará o valor do investimento, que segundo fontes deve ser em torno de R$ 4 bilhões e que deverá ser aplicado tanto na renovação e na ampliação da linha de produtos quanto na expansão da produção, para suportar a meta de 1 milhão de unidades vendidas até 2014.

Do total do investimento global do grupo 19,9 bilhões de euros serão destinados às fábricas e à modernização de equipamento, metade na Alemanha. Em comunicado o presidente Martin Winterkorn disse que mesmo com o atual momento vivido pelo setor automotivo, de desafios econômicos e tecnológicos, o grupo mantém estratégia de expansão a longo prazo focado no desenvolvimento de modelos mais ecológicos e na modernização da produção.

Ainda no comunicado o presidente do conselho, Bernd Osterloh, disse que estes investimentos até 2012 são a base para a manutenção do quadro de funcionários e da sustentabilidade da manufatura global do grupo.

Pelos próximos três anos 6,6 bilhões de euros serão investidos em tecnologia aplicada aos produtos. Por conta do contínuo corte de custos os novos produtos exigem mudanças da estamparia à pintura. Em 2011 a nova fábrica que está sendo construída na América do Norte começará a funcionar.

Da Autodata