Volkswagen terá uma nova plataforma chamada SSP no lugar da MEB
A Volkswagen lançará uma nova plataforma elétrica para substituir a MEB em 2025. Chamada de SSP (Scalable Systems Platform), ela será uma base comum para vários modelos e marcas do grupo alemão. Com estreia em 2024, a SSP sustentará o primeiro Audi do projeto Artemis, que surgirá com os paralelos Trinity e Apollon. Herbert Diess, CEO da VW, disse: “Em 2024, começamos a fundir nossas plataformas elétricas e sincronizá-las”.
Ele confirmou: “A plataforma SSP substituirá as plataformas existentes, mas por um longo período de tempo. O start-up começará com Artemis, portanto, 2024/2025.” O chefe da Volkswagen explicou sobre o que é a SSP: “Não deve ser visto como algo novo. O que estamos pegando é o que temos com o MEB, com melhorias de custo. E a padronização da bateria terá um papel significativo. Isso acontecerá de mãos dadas com uma nova arquitetura eletrônica que fornecerá um poder de computação muito maior.”
Diess tambem disse que elementos da PPE da Porsche também serão usados na SSP. O executivo afirmou: “O SSP acabará sendo o único backbone para o grupo. Estamos falando sobre além de 2035 aqui.” Na reunião do conselho da VW para os acionistas, Herbert Diess disse mais: “No final da década, seremos capazes de implantar o SSP em todas as classes de veículos. Vamos reduzir a complexidade e focar em apenas uma célula de bateria de 2023 em diante.”
“A partir de 2030, o formato de uma célula cobrirá 80 por cento dos casos de uso em todo o Grupo. Novos processos químicos e de fabricação reduzirão os custos da bateria em 50 por cento. Isso tornará os carros eletrônicos ainda mais acessíveis.” Isso significa que a VW terá um pacote unificado de bateria com mesmo tamanho e peso, mudando apenas a química interna, o que possibilitará maior ou menor alcance. Assim, haverá uma padronização em grande escala, reduzindo enormemente os custos.
Do Notícias Automotivas