Volkswagen torna-se, por instantes, maior empresa do mundo
O movimento ocorreu depois que a Porsche anunciou compra de boa parte dos papéis da empresa disponíveis no mercado
Por poucos instantes, a Volkswagen tornou-se na terça-feira a maior empresa do mundo em valor de mercado, com investidores com posições descobertas comprando ações da montadora. O movimento ocorreu depois que a Porsche anunciou compra de boa parte dos papéis da empresa disponíveis no mercado.
As ações da Volkswagen atingiram a máxima de 1.005,01 euros, o que levou o valor de mercado da empresa para 296,06 bilhões de euros (US$ 370,4 bilhões) baseado no preço das ações ordinárias.
O valor superou o da petrolífera Exxon Mobil, de US$ 343 bilhões, de acordo com o fechamento de segunda-feira.
Mais tarde, porém, as ações da Volkswagen perderam força e às 12h22 (horário de Brasília) eram negociadas em alta de 25,15%, cotadas a 651,3 euros.
No domingo, a Porsche anunciou que detinha mais de 74% da Volkswagen, gerando pânico entre investidores que tinham vendido ações da Volkswagen na expectativa de comprá-las de volta a preços menores mais tarde.
O órgão regulador alemão Bafin disse que está analisando o movimento das ações da Volkswagen para determinar se houve informações privilegiadas ou manipulação.
“Cada investidor no mundo com posições descobertas está tentando fechar suas posições e não há outra forma de fazer isso a não ser comprar papéis como loucos”, disse Heino Ruland, analista da FrankfurtFinanz.
Da CNM