Volkswagen vai produzir T-Cross em dois turnos a partir de novembro
Montadora retomará jornada dupla em São José dos Pinhais (PR) após cinco meses de lay-off
A Volkswagen retomará, na primeira semana de novembro, o segundo turno de produção da fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde produz o utilitário esportivo T-Cross. De acordo com o sindicato local, cerca de 430 funcionários retornarão às atividades produtivas na data. O quadro estava com os contratos suspensos (lay-off) desde junho, quando a montadora anunciou a medida na unidade para adequar os estoques do SUV à demanda do mercado.
Desde então, os trabalhos na fábrica seguiram com apenas um turno. De acordo com o sindicato local dos metalúrgicos, o lay-off inicialmente iria até setembro. No entanto, a montadora decidiu estender a vigência da medida para o fim de outubro. Vale lembrar que a suspensão dos contratos de trabalho pode durar até cinco meses, segundo a legislação trabalhista.
No ano passado, também no início do terceiro trimestre, a montadora preparou lay-off para a unidade paranaense, só que em função da falta de semicondutores. Em abril, a montadora concedeu férias coletivas para o segundo turno da fábrica.
Procurada, a VW informou que segue com um turno de produção em lay-off, que teve início em 5 de junho com duração planejada de até cinco meses, e que a ferramenta de flexibilização está prevista em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores.
Do Automotive Business