Volkswagen vendeu quase um quarto dos SUVs em novembro
A Volkswagen estabeleceu em novembro uma inédita “dobradinha” da marca no segmento de utilitários esportivos. O Tera, com quase 9,8 mil licenciamentos, liderou a categoria e superou por pouco seu irmão mais velho T-Cross, que acumulou 9 mil unidades entregues aos clientes finais, segundo a Fenabrave.
A dupla junto com o Nivus e os importados Taos e Tiguan asseguraram também mais um mês de liderança da marca alemã nos SUVs, maior segmento do mercado brasileiro, responsável por 54,5% das vendas de automóveis de passeio. O quinteto alcançou 22,7 mil emplacamentos. Os VW responderam por nada menos do que 22,5% dos 99,7 mil utilitários esportivos de todos os portes vendidos no mês passado.
A Jeep, segunda colocada, acumulou 12 mil licenciamentos de seus três principais produtos — Renegade, Compass e Commander — , com participação de 12%. Afora VW e Jeep nenhuma outra marca obteve fatia de dois dígitos. A terceira colocada foi a Hyundai, com o Creta, sozinho, detendo 7,7 mil licenciamentos, 7,6% do total, seguida muitíssimo de perto pela Fiat, que amealhou 7,6 mil unidades e 7,5%, e pela Caoa Chery, 7 mil veículos e 6,9%.
O resultado de novembro evidenciou também o domínio da Volkswagen no transcorrer de 2025. A marca negociou 178,7 mil utilitários esportivos em onze meses, 18,4% dos 973,1 mil SUVs que chegaram às ruas no período. Se o mercado de SUVs cresceu 15,5% na comparação com janeiro a novembro de 2024, a Volkswagen avançou 24,3%. E o T-Cross, mesmo admitindo-se que tenha perdido alguns potenciais clientes para o próprio Tera, encerrará 2025 novamente como o SUV mais vendido no Brasil.
Do AutoIndústria