Volkswagen Voyage sai de linha e Gol se despede em dezembro
Sedã deixa de ser entregue à rede, hatch não tem nem mais para venda direta e Polo Track é programado para fevereiro
O rito de passagem da linha compacta da Volkswagen começou. Automotive Business apurou que o Voyage teve a produção encerrada em Taubaté (SP). Já o Gol deixará as linhas de montagem até dezembro, enquanto as últimas unidades são fabricadas para encomendas represadas de frotistas, já que o veterano hatch saiu do catálogo de vendas diretas.
Em apuração conjunta com Marlos Ney Vidal, editor-chefe do site Autos Segredos, 10 concessionárias de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador confirmaram que o Voyage já deixou de ser entregue há algumas semanas. A informação passada pelos lojistas é de que o sedã compacto saiu de linha na unidade do interior paulista. Procurada, a Volkswagen não confirma o fim do Voyage.
O Voyage chega ao fim nesta segunda geração 14 anos depois do seu lançamento. O primeiro modelo do sedã compacto foi lançado em 1982, dentro do Projeto BX – que estreou o Gol dois anos antes. Porém, a linha não conheceu a segunda geração (baseada no Gol Bolinha) e saiu de produção em 1995. Em 2008, a Volks relançou o Voyage derivado da terceira geração do Gol, que usa plataforma PQ24 – a mesma do Fox.
O problema é que logo o carro ficou defasado perante rivais mais modernos e espaçosos. Em 2021 passou a ser vendido apenas na versão com motor 1.0 12V de 84/77 cv. O carro ainda aparece no site da marca à venda por R$ 89.850. Com o fim do Gol em dezembro, a Volks terá um hiato para ter um carro de entrada na gama. Isso porque o Polo Track – a opção mais simples e aliviada em equipamentos do hatch – só tem estreia prevista para fevereiro.
Do Automotive Business